A sala de aula não pode fugir desta realidade: as tecnologias fazem parte de nossas vidas e se bem utilizadas nos fornecem ferramentas que possibilitam a construção socializada do conhecimento. Não podemos excluir da nossa realidade escolar esses instrumentos de interação que possibilitam melhoria compartilhada do saber. Com objetivos claros, bem definidos, voltados para a proposta, condizentes com a realidade em que a escola está inserida e com os alunos, nós professores devemos nos valer da tecnologia para a busca constante do conhecimento.
Alunos motivados e envolvidos com o processo, chegam a bons resultados. Quando os envolvemos, a aprendizagem torna-se mais significativa.
Através de ferramentas como blog, chat, fórum... socializamos essa busca. Conseguimos assim, um processo dinâmico, interagindo com os integrantes e com o meio.
O professor tem que ter essa consciência para utilizar a tecnologia de maneira positiva e significativa. Sua função como líder, dá responsabilidade e exige compromisso. Segundo Rubem Alves, "toda a experiência de aprendizagem se inicia com uma experiência afetiva", então essa afetividade estaria relacionada ao envolvimento. Quando nos comprometemos com algo que gostamos, o resultado é maravilhoso
.
.
Realmente Anidene, é importante utilizar-se dos recursos tecnológicos disponibilizados pois estes aproximam os integrantes e os tornam críticos e responsáveis pelo seu conhecimento. Porém, é indispensável as condições oferecidas pela instituição e o conhecimento do professor, a sua capacidade de trabalhar com estas atividades e o controle que tem sobre elas.
ResponderExcluirPassando para visitar... muito bom teu blog, e o texto interessante.
ResponderExcluir